É hoje!!

Congresso dos assessores de comunicação da Justiça começa hoje


Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para esclarecer o cidadão, contribuindo para a democratização das instituições de acesso à Justiça, nasceu o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2008). O evento, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, no auditório da Justiça Federal, em Florianópolis.


O congresso surgiu em 2000, a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. Com edições anuais, os debates e conferências têm amplo reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e servidores da Justiça. Com o tema central: “Novas Tecnologias e a Democratização da Informação na Justiça”, oficinas apresentarão as inovações na área da informática e como as ferramentas podem ser aplicadas.


Além da informática, temas como jornalismo online, rádio web, tratamento da imagem, técnicas de cerimonial, montagem de estúdio básico de rádio e TV, entre outros, também serão enfatizados. Paralelo ao encontro acontece a edição do 6º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, contemplando trabalhos das assessorias de comunicação do Judiciário e do Ministério Público em 17 categorias. Está é a primeira vez que o prêmio é concedido junto ao congresso e cerca de 170 trabalhos foram inscritos nesta edição, batendo o recorde, conforme assinalou o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Flávio Damiani.


A oitava edição do congresso conta com outras inovações além do prêmio nacional: a realização de sete oficinas simultâneas no Tribunal Regional do Trabalho e na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o encontro das associações nacionais de classe.


Damiani destacou o lançamento do projeto do CNJ de comunicação no Judiciário. “Defendemos a bandeira que todos os tribunais de Justiça tenham uma assessoria de imprensa”, enfatizou. (Denise Arruda Bortolon/Divulgação Alesc)

Programação:


Terça-feira (11)

20 horas – Solenidade de abertura;
20h30min – Conferência “A experiência da TV pública na democratização da comunicação, com Paulo Markun;


Quarta-feira (12)

9 horas – Painel “Visão Institucional das Assessorias de Comunicação Social, com os presidentes das Associações de Classe do Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas;
15h30min – Conferência “200 anos de imprensa no Brasil e os primeiros registros da comunicação na Justiça, com Laurentino Gomes;


Quinta-feira (13)

9 horas – Reuniões Setoriais
13h30min – Oficinas
18 horas – Apresentação de pesquisa: “Perfil e Práticas de Comunicação nos Tribunais Superiores”, com Basilia Rodrigues


Sexta-feira (14)

9 horas – Encontro Nacional da Rádio e TV Justiça
13h30min – Conferência “A institucionalização do Poder Judiciário;
15h30min – Conferência de encerramento: “O desafio da convergência de mídias, com Maria José Baldessar;
18h30min – Leitura da Carta de Florianópolis;
21 horas – Solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Comentários

Felipe S. disse…
Congresso dos assessores de comunicação da Sala de Justiça... esse sim ia ser divertido. Pena que li errado na primeira passada de olho hehe

Postagens mais visitadas