Cada vez mais experta, a web comemora 20 anos



É em frente ao computador, que comemoramos juntos com Tim Berners-Lee, o criador, o pai da world wide web, que apresentou no dia 13 de março de 1989 um plano para melhor monitorar o fluxo das pesquisas no laboratório onde trabalhava em Genebra, na Suíça.

Havia perda de informação por conta da rotatividade de pessoal e também em funçao da incompatibilidade entre os equipamentos dos pesquisadores. O que Berners-Lee estava propondo era o hipertexto. Ele queria um sistema de informações linkadas, simples e universal.

Levou cerca de dois anos para que ele conseguisse demonstrar sua ideia. E em meados dos anos 90, o conceito de um navegador comercial foi popularizado com o Netscape, de Jim Clark e Marc Andreessen.

Carreira:

Berners-Lee nasceu em Londres, Inglaterra e frequentou a Emanuel School em Wandsworth. Ele é um ex-aluno do Queen's College da Universidade de Oxford, onde construiu um computador de maneira revolucionária, que incluía ferro, um processador M6800, uma televisão velha, entre outras coisas. Foi também em Oxford que foi encontrado a hackear com um amigo e foi banido de usar o computador da universidade.

Ele trabalhou na Plessey Telecommunications Limited em 1976 como programador, e em 1978 trabalhou na D.G. Nash Limited onde trabalhou em programas de configuração de fonte e num sistema operacional.
Recentemente, Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento "Top100 Living Geniuses", da consultoria Creators Synectics.

Comentários

Postagens mais visitadas